sebrae mercados, flores e plantas ornamentais

As pessoas estão comprando mais plantas ornamentais e flores. Isso se deve ao maior poder aquisitivo e a fatores como o desejo de presentear ou simplesmente decorar a sala de jantar para receber amigos, entre vários outros. Assim temos formado um cenário extremamente otimista para o setor que certamente será beneficiado com o aumento de vendas apesar do alto índice de informalidade.

As plantas tropicais já carregam uma imagem bastante positiva e os consumidores estão buscando alternativas de produtos que contribuam com as comunidades locais e a preservação dos biomas.

Esse ramo de negócio tem crescido e ganhado espaço no mercado agrícola, em vista disso, produzir mudas de flores e plantas ornamentais tem se mostrado uma alternativa lucrativa de negócio. Capacite-se para obter renda, montando seu próprio viveiro.

Os compradores de mudas são exigentes quanto à qualidade, pois esse é um fator que interfere na manutenção das plantas pelo vendedor ou pelo consumidor final. Para obter mudas de boa qualidade, é necessário aprender algumas técnicas para produzi-las.

Entre os procedimentos que você precisa conhecer estão a escolha, a formulação e a adubação correta do substrato, os tipos, as dosagens, as formas de aplicação de adubos e os sistemas de irrigação das mudas.

A apresentação é fundamental nesse mercado, portanto os detalhes da embalagem e acessórios utilizados serão fatores decisivos na escolha dos produtos.

As plantas e flores naturais agregam leveza e simpatia aos ambientes. Festas e eventos são consumidores frequentes de artigos de decoração.

Além disso, é necessário estar atento às tendências e novidades nesse ramo. As plantas medicinais, por exemplo, são muito procuradas. Flores como orquídeas e rosas estão entre as mais populares, e há também as mudas de plantas de grande porte (palmeiras e árvores). Visitar feiras e exposições, como as que acontecem em todo o país, na primavera, é um ótimo meio para você se manter atualizado.

Os possíveis clientes podem ser desde floriculturas, decoradores, paisagistas, organizadores de eventos, funerárias, distribuidores e pessoas físicas.

Obtenha informações importante para iniciar seu negócio em Ideias de Negócios: Flores e Plantas Ornamentais.

Fonte: Sebrae 2014