Post4

O Sebrae desenvolveu uma série de dicas de educação financeira com foco nos temas: Relacionamento Bancário, Financiamentos junto a instituições e clientes e renegociação de dívidas e cadastro positivo.

Neste post, as dicas são sobre Dívidas Bancárias

1-ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS:

Cheques pré-datados e vendas no cartão de crédito podem ser antecipadas junto ao banco. É uma boa alternativa nos casos em que o desconto oferecido pelo credor é maior do que a taxa de antecipação do recebível. Tenha certeza de que o valor antecipado não compromete o fluxo de caixa futuro da empresa.

2-LINHAS DE CAPITAL DE GIRO:

Devem ser utilizadas somente após as tentativas de renegociação com os credores e destinadas inteiramente para a quitação da dívida pré-existente.

3-CHEQUE ESPECIAL:

Não é a melhor alternativa, entretanto, há alguns bancos que apresentam esse produto com um prazo de carência para utilização sem a cobrança de juros (5 a 10 dias, por exemplo).

4-TROCA DE DÍVIDA:

 

Essa é uma boa opção para a empresa que possui dívida bancária e precisa reduzir custos ou aumentar o prazo para pagamento. Pesquise os bancos que “comprovam” a dívida já existente e compare as condições oferecidas com as do financiamento original.