Buffet e Catering_2

O espírito festivo do brasileiro e o grande fluxo de turistas nacionais e estrangeiros no país, durante o período da Copa do Mundo da FIFA 2014, representam importante oportunidade para brindar os visitantes com um pouco de nossa riqueza gastronômica, que se estende aos cardápios de bufês e serviços de catering.  No contexto desses serviços, são potenciais clientes e produtos demandados:

Potenciais Clientes

 

  •  Pessoas Físicas – O estilo festivo e entregue a comemorações do brasileiro oferece expectativa de crescimento de demanda por serviços de bufê e catering e comida pronta durante a realização de competições esportivas, isso porque é usual reunir amigos em torno de programações que se estendem pelo dia inteiro.

 

  • Mercado Corporativo – Embalados pela euforia gerada pela Copa do Mundo da FIFA 2014, grandes e médias empresas deverão promover eventos comemorativos durante o torneio esportivo, como forma de se evitar a dispersão e até mesmo a dispensa de funcionários nos principais jogos da competição. Além disso, no cotidiano de grandes empresas, tem sido crescente a realização de eventos e o consumo regular de produtos de catering.

 

  • Trade Turístico – A forte presença de turistas nacionais e estrangeiros ao longo de grandes eventos no país reforça a necessidade de oferecer aos hóspedes um cardápio variado e representativo da riqueza gastronômica brasileira. Hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem, lanchonetes, bares, empresas de transporte turístico entre outros empreendimentos que integram o trade turístico, costumam recorrer ao fornecimento externo de produtos aos visitantes, por isso, uma atuação proativa diante desse segmento pode representar oportunidade de alavancagem de vendas.

 

  • Companhias aéreas e terrestres – Com o crescimento do volume de passageiros no país, os lanches a bordo podem ganhar o reforço de cardápios regionais, um atrativo a mais para exaltar a gastronomia brasileira e reforçar aspectos de nossa hospitalidade.

 

Produtos e serviços demandados

 

  •  Produtos regionais – Turistas e visitantes têm inclinação natural pelo usufruto de tradições culinárias locais, por isso, retratar pratos que ofereçam destaque a elementos da gastronomia regional representa uma tacada promissora na oferta de produtos diferenciados e exclusivos.

 

  • Produtos orgânicos e novos cardápios – Além da praticidade e comodidade oferecida por bufês e por serviços de catering, novas opções de cardápios como, por exemplo, a oferta de produtos orgânicos e de baixo conteúdo calórico tem representado nichos de oportunidade de crescimento e de atração de públicos específicos.

 

  • Nichos específicos – Segmentos representados por veganos, que não comem nenhum alimento de origem animal, e kosher, de tradição prevalentemente judaica, florescem como novas atitudes de consumo, por exemplo, nos Estados Unidos e em outros países do mundo. No Brasil, 9% da população brasileira se declaram vegetarianos e simpáticos a esse estilo de vida, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). O estudo, realizado entre os meses de agosto de 2009 e julho de 2010, se estendeu a um universo de 18.884 entrevistados e reflete o crescimento desse público no país.

 

  •  Praticidade e Comodidade – Uma das marcas registradas dos serviços de bufê e catering são a praticidade e comodidade geradas pela terceirização das operações de preparação, manuseio e embalagem dos produtos. Tendências que deverão ser impressas nas diferentes opções de cardápios a serem oferecidos.

Durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, é necessário haver preocupação adicional com aspectos relativos às diversas culturas representadas pelo imenso contingente de turistas que deverá visitar as cidades-sede antes, durante e após o evento. Uma sondagem, tão precoce quanto possível, deve ser realizada pelo empreendedor, de modo a identificar quais jogos são previstos para a localidade em que se encontra o estabelecimento e, naturalmente, quais públicos serão atraídos para a região.

 

Esse conteúdo é parte integrante da publicação do SEBRAE Ideias de Negócios para 2014 – Serviços de Buffet e Catering. Acessando a mesma, é possível saber mais sobre mercado, finanças e legislação do segmento.

Veja a Dica do Especialista, que integra a publicação:

Bufês e serviços de catering devem ter forte capacidade de inovação, especialmente, em relação à variação e renovação de cardápios, produtos e forma de prestação de serviços. Do refinamento de algumas receitas ao uso de ingredientes regionais, são múltiplas as opções geradas pela Copa do Mundo da FIFA 2014. Outro fator de diferenciação desse ramo de atividade pode ser a adoção de cardápios e técnicas de preparo que reforcem um modo saudável de vida, mediante uso de menos gorduras, sal, preferência por produtos orgânicos e valorização de novos nichos representados por vegetarianos, veganos e kosher. Inovar em embalagens, diferentes tipos de porcionamento, personalização de louças, utensílios, decorações, aspectos logísticos e estratégias de comercialização representa buscar um lugar de destaque no concorrido mercado de alimentação.