O QR Code é um código de barras 2D impresso que é reconhecido por aparelhos smartphones ou pela webcam dos computadores. Estes códigos podem ser utilizados para fornecer informações adicionais sobre produtos e serviços para os usuários, funcionando como um atalho para uma pagina da web, sem que os usuários tenham que se lembrar deste endereço.

O procedimento de leitura de um QR Code é realizado através de um aplicativo instalado em smartphones ou computador e ao posicionar a câmera de maneira que o código seja fotografado. Desta forma o aplicativo irá exibir as informações decodificadas na tela do celular ou computador.Gonflable Tente Cube

Os QR Codes impressos são uma forma simples e de baixo custo de fazer anúncios e fornecer informações adicionais sobre produtos e serviços aos clientes. As possibilidades de utilização são muitas:

– Cardápios de restaurantes;
– Artes expostas em galerias;
– Produtos alimentícios indicando receitas;
– Imobiliárias expondo os imóveis ou cadastramento em promoções.

Para gerar um QR Code, basta acessar o website de uma das empresas que oferecem geradores gratuitos destes códigos, como Kawa, RJHost ou SEOmEU, por exemplo, e fornecer as informações que devem ser incluídas no código gerado.

Saiba mais

O Sebrae tem outros conteúdos para você se aprofundar nesse assunto. Confira:

– Curso gratuito Internet para os Pequenos Negócios

– Vídeo Recursos gratuitos e redes sociais, da série de palestras Internet para Pequenos Negócios

Edição: Fernanda Peregrino, F&C Comunicação e Projetos